Notícias

Publicado em 06/02/2018
Seguros corporativos

Projeto IMC na Biolab traz redução de gastos com saúde de 30%

Indispensável no pacote de benefícios das empresas brasileiras, o plano de saúde para os colaboradores tem sido motivo de preocupação para organizações que precisam constantemente buscar otimizações em seus custos. Afinal, depois da folha de pagamento, gastos em saúde costumam ser a segunda maior despesa com pessoal das empresas. Os reajustes anuais – que, muitas vezes, equivalem a duas ou três vezes o índice do IPCA, segundo a ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) – provocam um forte impacto nas empresas, e, a cada ano, fazem com que os gastos das companhias com este benefício aumentem consideravelmente. De acordo com a Associação, as empresas instaladas no Brasil arcam com dois terços do que se gasta com saúde no país.

Foi neste contexto que a IMC Care desenvolveu um projeto para melhoria nos desenhos das apólices de seguros saúde e na gestão profissional da saúde de sua população assistida pelos planos da farmacêutica Biolab. O projeto evoluiu e se transformou, em outubro de 2016, em um trabalho de parceria e implantação das melhorias apontadas no projeto e na gestão dinâmica e continuada da saúde dos colaboradores e seus dependentes. Esta iniciativa já implementou diversas medidas que ajudaram a Biolab a reduzir os custos com plano de saúde, mantendo ou melhorando a qualidade percebida dos serviços pelos funcionários.

Uma destas ações consiste na análise contínua de todos os pedidos de procedimentos médicos e exames dos quase 7 mil colaboradores da companhia e seus familiares: na triagem, médicos especialistas podem ser acionados para uma segunda opinião e eventuais recomendações para os pedidos apresentados – trazendo uma demanda mais inteligente nas necessidades dos beneficiários.

Para Luciana Lourenço, superintendente de RH da Biolab, o sucesso de uma ação como essa depende do cuidado da empresa com seus colaboradores e da confiança do funcionário na empresa. Para ajudar nisso, foi desenvolvida uma parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) para oferecer exames em clínicas ambulantes, que atendem os pacientes nos próprios pátios das fábricas do grupo.

Outra medida adotada foi a troca dos planos pré-pagos que eram utilizados pela companhia por pós-pagos, em que só se paga quando de fato há uma utilização. A medida exige um programa de gestão de saúde estruturado, como o implementado na Biolab: “O risco de fazer essa troca sem, paralelamente, criar um programa de gestão é como deixar o carro sem seguro estacionado numa rua escura”, diz Luciana. 

Com o apoio da IMC Care nesta gestão, estas e outras medidas trouxeram uma redução de 30% nos custos com o benefício de saúde para os funcionários da Biolab, que hoje tem um custo, por beneficiado, equivalente ao valor de três anos atrás.

Confira outros detalhes na matéria do jornal Valor Econômico no link abaixo.

Quer fazer como a Biolab e reduzir os custos de saúde da sua empresa com a nossa consultoria especializada em benefícios corporativos? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo.

Fonte: Valor Econômico e IMC Care


Se interessou por nossos serviços ou tem alguma dúvida de como podemos te ajudar? Entre em contato