Notícias

Publicado em 21/02/2019

Recorde em 2018 e previsão de crescimento para 2019 impulsiona diretamente o setor de locação de instalações logísticas.

A GLP, um dos líderes mundiais em instalações logísticas, anunciou um novo recorde de locações em 2018. No total, 19 milhões de metros quadrados foram locados em todo o mundo, um crescimento de 18% em relação ao ano anterior, que também foi recorde para a empresa. O Brasil superou as expectativas e encerrou o ano com 428 mil metros quadrados em novas locações, que representou um novo recorde histórico e um crescimento de 56% frente a 2017.

Para 2019, a empresa prevê mais um ano positivo, principalmente pelo crescimento do e-commerce, o que impulsiona diretamente o aumento da demanda por galpões logísticos e eficientes por todo o país.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABbcomm), o e-commerce deve movimentar mais de R$ 79 bilhões de reais em 2019, um crescimento de 16% em comparação a 2018.

“Empresas desse setor demandam instalações logísticas modernas, com localização estratégica e alta eficiência, porquê há muitas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Esse tipo de estrutura, que reduz custos e possibilita maior agilidade nas entregas, impacta na satisfação do consumidor e, indiretamente, no aumento de vendas”, explicou Mauro Dias, presidente da GLP no Brasil.

Dados compilados pela CBRE, uma das principais consultorias internacionais especializadas no mercado de condomínios logísticos, confirmam o potencial de negócios desse setor: atualmente, o Brasil conta com 1,4 milhão de m² construídos por ano, totalizando 625 galpões em todo o território nacional, um recorde na história deste segmento.

De acordo com o diretor industrial e logístico da CBRE na América Latina, Fernando Terra, o atual cenário começou a ser construído anos atrás, quando o segmento teve início no Brasil. “De 2005 a 2010, foram 450 mil m² construídos por ano. De 2011 a 2013, com a chegada de grandes companhias internacionais ao País, esse número mais que dobrou, indo para aproximadamente 1 milhão de m². E de 2014 a 2018, mesmo em um período de recessão econômica, o avanço não parou, chegando aos atuais 1,4 milhão de m²”, explica.

O principal protagonista neste crescimento é o estado de São Paulo, que, sozinho, responde por mais de 50% desse total, concentrando cerca de 350 condomínios. “O estado de São Paulo é o maior mercado do País, não apenas para o segmento de galpões logísticos, mas para o setor industrial como um todo. Ao total, o Brasil possui 150 milhões de metros quadrados em plantas e unidades fabris, e somente em território paulista concentram-se 60% delas”, acrescenta Terra.

Fonte: Revista Mundo Logística


Se interessou por nossos serviços ou tem alguma dúvida de como podemos te ajudar? Entre em contato