Clientes e Projetos | Westwing

Westwing

A Westwing é uma empresa fundada na Alemanha em 2011 e que hoje está presente em 14 países atendendo cerca de 700 milhões de clientes que procuram moveis e itens de decoração com estilo e design. Atua no país com poucas unidades físicas, que funcionam como showroom de seus produtos altamente diferenciados, e concentra suas vendas em uma estratégia de e-commerce através seu website. 

A operação logística da empresa, apesar de não ter o volume de varejistas on-line de produtos populares, trabalha com entregas que ocorrem através de uma operação altamente complexa, com produtos que necessitam de muito cuidado no manuseio e envolvendo vários tipos de transportadoras, o que vinha trazendo um grande número de problemas de diferentes naturezas. Além disso a empresa estava lidando com um elevado índice de perdas, como avarias, acidentes e roubos, que além do impacto em custos diretos também criava atrasos que prejudicavam a imagem junto a seus clientes. 

Diante do problema, o diretor de operações da Westwing, Eduardo Oliveira, buscou a IMC Brasil para avaliar a implantação de um modelo de gestão que pudesse trazer melhorias ao processo de entregas da empresa. 

Desenvolvendo um melhor custo nas operações logísticas

A partir de um diagnóstico inicial feito pela IMC Brasil, foi identificado a possibilidade de um novo formato de contratação do seguro de transporte, mantendo o atendimento às necessidades da empresa. Isso possibilitou uma economia significativa, por meio de um ganho de mais de 50% com seguro e gerenciamento de riscos. 

Reduziu-se também o número de transportadoras através da formalização de critérios para contratação baseado em índices definidos pela Westwing, com o objetivo de otimizar processos. A mudança do modelo de contratação propiciou a implantação de métricas consolidadas para a constante avaliação do cumprimento das políticas estabelecidas, com foco em melhorar o nível de qualidade e segurança nas operações logísticas. 

Benefícios adicionais

Uma melhoria importante atingida pela padronização de procedimentos e métricas foi no índice de sinistros: “Tivemos uma redução de sinistros relevante, com queda do volume de perdas e maior volume de entregas dentro dos prazos, com menos refaturamento”, diz Oliveira, sobre o projeto. Outro ponto destacado pelo executivo é que não houve investimento, já que o trabalho realizado pela IMC Brasil foi remunerado pelo modelo success fee. O projeto de implantação do novo modelo de seguro e gerenciamento de riscos foi remunerado com base no resultado obtido da economia efetiva alcançada. 

A implantação do Projeto também possibilitou à Westwing, melhores condições de negociação com seus fornecedores, trouxe uma visão mais clara dos custos da operação e a transparência necessária para que se possa buscar eficiência e qualidade, na gestão e contratação dos serviços de transportes no que diz respeito a seguro e gerenciamento de riscos.

Voltar
Se interessou por nossos serviços ou tem alguma dúvida de como podemos te ajudar? Entre em contato