Notícias

Publicado em 10/01/2019
nó no transporte de cargas

Nova equipe de governo busca desatar o nó do transporte de cargas no Brasil usando ferramentas tecnológicas

A nova equipe de governo do presidente Jair Bolsonaro está buscando desatar o nó no transporte de cargas no Brasil, e pra isso quer contar com ferramentas de tecnologia da informação para conectar empresas e caminhoneiros.

A intenção é usar aplicativos para permitir que as transportadoras cadastrem as cargas a serem transportadas e um software de inteligência artificial as destinem para um motorista e veículo cadastrado.

“Hoje, o embarcador paga caro pelo frete e o caminhoneiro recebe pouco”, diz o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. “Então, tem um problema no meio do caminho, os atravessadores, que vamos tentar eliminar.”

Independente da nova ferramenta, o governo Bolsonaro manterá uma tabela com preços mínimos do frete. Como diz a lei aprovada pelo Congresso no ano passado, serão valores suficientes para cobrir os gastos operacionais dos caminhoneiros, principalmente com óleo diesel e pedágios.

As propostas serão apresentadas a caminhoneiros e empresas na próxima semana. “Não temos tempo a perder”, destacou Freitas. “Estamos otimistas, porque está todo mundo disposto a discutir a tabela, incluindo o setor produtivo.” Segundo ele, há três ou quatro soluções tecnológicas que serão apresentadas.

As empresas são contra o tabelamento do frete e entraram com ações no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo inconstitucionalidade da medida. Há três ações sob a relatoria do ministro Luiz Fux, sem data para julgamento. As empresas reclamam de prejuízos com o aumento do custo do transporte e caminhoneiros ameaçam nova greve se o tabelamento for revogado.

“Vamos negociar a tabela do frete com todo mundo”, diz Freitas. “Queremos criar uma tabela que possa atender aos interesses de todos.” Na sua visão, a solução para o impasse do frete poderá continuar em uso, independente do que o STF decidir.

Se nada for feito, o conflito deve se acirrar a partir de fevereiro, com o início da colheita da safra agrícola. O governo quer o fim do impasse antes disso.

Fonte: New Trade

 


Se interessou por nossos serviços ou tem alguma dúvida de como podemos te ajudar? Entre em contato