Notícias

Publicado em 09/11/2017
Planos de saude

Novembro Azul reforça importância da conscientização do cuidado com a saúde junto aos colaboradores

Recentemente falamos no blog sobre como a saúde e a produtividade estão diretamente ligados dentro das organizações: de acordo com o SESI, no Brasil, são perdidos 35 milhões de dias de trabalho por ano em decorrência de problemas de saúde dos funcionários. Um problema de saúde que vem aumentando a cada ano e ganhando destaque na mídia é o câncer de próstata: segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil – foram estimados 61.200 novos casos da doença entre 2016 e 2017 no país.

Procurando conscientizar a população sobre a importância da prevenção, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou, em 2008, projetos e ações para incentivar os homens a buscarem mais informações sobre a doença e fazerem os exames de rotina. Com a relevância do tema, profissionais de Recursos Humanos passaram a adotar a campanha como parte da estratégia de gestão de saúde dos colaboradores, levando para dentro das organizações palestras com profissionais de saúde e outras ações para conscientização dos funcionários.

Considerando o destaque que a doença ganhou nos últimos anos e a necessidade de melhorias na atenção oncológica aos beneficiários de planos de saúde no país, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) iniciou em 2016 o Projeto OncoRede, um conjunto de ações que visam reorganizar e aprimorar a prestação dos serviços de saúde para pacientes com câncer no Brasil. Atualmente, participam do projeto 19 operadoras e 24 prestadores de serviços. O modelo engloba ações de promoção de saúde, prevenção do câncer e busca ativa para o diagnóstico precoce; continuidade entre o diagnóstico e o tratamento; articulação da rede de assistência (informação compartilhada) e pós-tratamento.

Com o projeto, beneficiários de planos de saúde, inclusive aqueles de planos coletivos, têm mais acesso às informações necessárias para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, inclusive sobre o Rol de Procedimentos obrigatórios da ANS.

Investir em ações de prevenção de doenças como o câncer de próstata dentro das empresas tornou-se fundamental para quem quer atuar com uma gestão de saúde e de benefícios eficiente: quanto mais conhecimento os colaboradores possuem, tanto sobre as doenças quanto sobre os planos de benefícios e como eles podem ser importantes para prevenção e tratamento de problemas como este, maiores as chances de evitar, ou mesmo de cura da doença, evitando desgastes futuros para as pessoas e para a organização.

Quer saber mais sobre o assunto? Já falamos sobre câncer de próstata, sintomas, fatores de riscos e dicas de prevenção na nossa Revista Viva Bem. Acesse agora e compartilhe com seus colaboradores! A saúde deles é a saúde da sua empresa!

Fonte: ANS


Se interessou por nossos serviços ou tem alguma dúvida de como podemos te ajudar? Entre em contato