Notícias

Publicado em 03/05/2017

Beneficiários podem consultar qualidade dos prestadores de serviços de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS – reguladora de planos de saúde do Brasil, divulgou no fim do mês de abril os resultados do Qualiss, Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde. Para executar o programa, a ANS conta com diversas entidades responsáveis pela elaboração dos critérios, coleta e consolidação dos dados, além de monitoramento dos prestadores. O objetivo do Qualiss é oferecer a beneficiários de planos de saúde e demais interessados um sistema de consulta de hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde que atendem critérios importantes relacionados à qualidade assistencial. Essa é a primeira vez que informações completas de todos os prestadores que participam do programa são disponibilizadas pela ANS, oferecendo aos usuários um serviço de escolha e comparação de serviços.

O sistema de busca permite que o beneficiário encontre um prestador pelo nome, por tipo de estabelecimento (hospital, hospital-dia, clínica ou Serviço de Apoio à Diagnose e Terapia), estado ou município. Nesta primeira etapa de divulgação dos resultados do Qualiss, o buscador contempla cerca de 1.400 estabelecimentos acreditados, ou seja, com certificação máxima de qualidade emitida por instituições acreditadoras de serviços de saúde. Essa certificação envolve um procedimento de verificação externa dos recursos institucionais e dos processos adotados pelas instituições, além de medir a qualidade da assistência através de padrões previamente estabelecidos.

O usuário também pode consultar os prestadores que possuem Núcleo de Segurança do Paciente cadastrado na ANVISA (quase 1.500 estabelecimentos); hospitais que informaram à ANS as taxas de proporção de readmissão hospitalar e hospitais-dia com taxa de retorno não planejado à sala de cirurgia; estabelecimentos que participam de projetos da ANS para indução da qualidade assistencial (como o Parto Adequado e Idoso Bem Cuidado); e profissionais de saúde que possuem títulos acadêmicos. Nesta última categoria, são disponibilizadas informações de mais de 35 mil profissionais, entre enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, médicos, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. “A divulgação desses resultados é parte fundamental do programa, por isso construímos esse sistema de busca que facilita a pesquisa por prestador”, destaca Ana Paula Cavalcante, gerente-executiva de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade da ANS,

Segundo Ana Paula, um programa como o Qualiss estimula a qualificação dos prestadores de serviços na saúde suplementar e aumenta a disponibilidade de informações para que beneficiários e também as operadoras de planos de saúde tenham mais poder de avaliação e escolha. “É uma iniciativa que ajuda a aprimorar a assistência em saúde e a disseminar informações sobre o desempenho do setor, garantindo transparência”, explica Cavalcante.

Uma grande vantagem do Qualiss para empresas que oferecem planos de saúde como benefício para seus funcionários é que as operadoras de planos de saúde são obrigadas a divulgar os atributos de qualificação de cada prestador que faça parte da sua rede assistencial, atualizando periodicamente as informações contidas em materiais impressos e eletrônicos. Com isso, é possível ter um controle maior da qualidade dos prestadores de serviços aos quais os colaboradores de uma organização têm acesso, agregando ainda mais valor ao benefício do plano de saúde.

Para consultar a qualidade dos prestadores de serviços de saúde, é só clicar aqui e acessar o sistema da ANS.

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar


Se interessou por nossos serviços ou tem alguma dúvida de como podemos te ajudar? Entre em contato