Notícias

Publicado em 28/03/2018
custos logísticos

ANTT lança rede inteligente de mapeamento de fluxos de transporte

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou, em 23 de março, o lançamento do programa Canal Verde Brasil, uma rede nacional inteligente de percepção, acompanhamento e mapeamento de fluxos de transporte nos corredores logísticos. O programa tem como objetivo a produção de dados, informações e conhecimentos para aplicação na regulação de mercados, planejamento logístico nacional, alimentação de indicadores econômicos e financeiros e integração com as bases de dados de agências federais e estaduais.

De acordo com a entidade, o Canal Verde Brasil funciona da seguinte forma: os fluxos de transporte são percebidos por meio de leituras de passagem de veículos baseadas em 41 pontos eletrônicos espalhados pelo Brasil e equipados com sistemas de reconhecimento ótico de caracteres da placa de veículo – Optical Character Recognition (OCR), combinado com formas de identificação de veículo redundantes. A leitura de passagem composta dos dados relativos a identificação do veículo, a temporalidade da passagem e a localização georreferenciada do ponto eletrônico de leitura são comparadas com bases de dados sob domínio das agências de governo e de estado para a produção de informações e de conhecimentos necessários às aplicações do Canal Verde Brasil.

Em comunicado da ANTT, a agência afirma que o programa faz parte da política voltada para a desburocratização e redução dos custos logísticos, com objetivo principal de aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional: “A lógica do Canal Verde Brasil é a percepção eletrônica e permanente de fluxos de transporte nos principais corredores logísticos do Brasil e a integração entre bancos de dados da ANTT e de parceiros estratégicos, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a Receita Federal do Brasil (RFB), o Ministério do Trabalho (MT), secretarias estaduais de fazenda, entre outros. Dessa forma, é possível agregar valor ao dado captado e utilizá-lo para fins regulatórios, tributários, de segurança, e, sobretudo, de produção de dados, informações e conhecimento acerca dos fluxos logísticos”, afirma a entidade.

João Paulo Souza, gerente de Fiscalização da ANTT, explica os benefícios do Canal Verde Brasil: segundo Souza, o principal diferencial do programa é o controle eletrônico e unificado do poder público sobre a circulação de mercadorias e de viagens de passageiros no Brasil. Com este controle, o custo decorrente da parada do transporte para a fiscalização é reduzido e a frequência de viagens é ampliada, o que aumenta a rentabilidade dos investidores. Outro benefício do Canal Verde é o compartilhamento de dados, informações e conhecimento que reduz o custeio e o investimento do poder público em atividades redundantes de fiscalização. Além disso, o programa promove um aumento da segurança jurídica nos transportes terrestres, uma vez que retira o fator subjetivo da fiscalização.

A novidade é uma ótima notícia para o mercado logístico brasileiro, que apresenta fortes sinais de recuperação, mas ainda precisa ter cautela, especialmente em relação aos custos logísticos, para confirmar o crescimento esperado para este ano. 

Fonte: Agência Nacional de Transportes Terrestres


Se interessou por nossos serviços ou tem alguma dúvida de como podemos te ajudar? Entre em contato